segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Maquilhagem

Sempre me questionei de onde vinha a arte de maquilhar.

Foi iniciada onde? Usada por quem? De onde apareceram tantas formas de a usar?

Segundo o Priberam Online, maquilhar é a acção de "aplicar cosméticos e pinturas na pele, geralmente para embelezar, para disfarçar, ou para ocultar defeitos ou ainda para a caracterização em espectáculos."

Em vários estudos antropológicos, verificou-se que os cosméticos abrangem pelo menos 6000 anos de história humana e é transversal a todas as sociedades. Normalmente é uma técnica aplicada com o objectivo de embelezar, mas em diversas culturas surge com finalidades cerimoniais e religiosas.

Foi no antigo Egipto onde a maquilhagem obteve o significado como hoje mais ouvimos falar, o sentido estético. Esta civilização cultivava o culto da beleza feminina e masculina, particularmente na região dos olhos. Os Faraós mantinham a crença na preservação da beleza mesmo depois da morte, acreditando que deveriam estar perfeitamente belos aquando da ressuscitação.

(foto do túmulo de Tutankamon)

Hoje a matéria prima utilizada é completamente diferente, mas o objectivo final é o mesmo, a beleza. Não devemos viver reféns da beleza, mas sim oferecer o máximo bem estar possível.

Beijos

Sem comentários:

Enviar um comentário