domingo, 24 de fevereiro de 2013

Os Ingredientes do Amor #Livro da vez

Oi Oi,

hoje vamos ao primeiro post do novo tópico do blog #Livro da vez.

Confesso que estou a escrever este post bem antes do dia em que ele irá para o ar, pois já li o livro (em 5/6horas #VICIADA) e não me quero esquecer de nenhuma informação.

O livro escolhido para esta semana foi "Os Ingredientes do Amor" da autora Nicky Pellegrino. O meu objetivo não é fazer um resumo do livro, mas sim um pequeno guia da história.



De momento é o único livro que tenho desta autora e considerei que a sua escrita é ligeira, simples de entender e que não precisa de muitos adjectivos para entendermos a situação transcrita no livro.

O livro tem um tamanho médio a nivel de grossura, as letras são igualmente médias e tem no total 333 páginas. A sua editora é a ASA e o seu ISBN é 978-989-23-0849-4. Não sei onde o comprei, mas deve ter sido entre a Fnac e a Bertrand. O preço é também uma incógnita, no entanto acredito que não tenha custado mais de 20€.

Apresentando um pouco a autora, Nicky Pellegrino. Nasceu em 1964 (será que se deveria dizer?rsrsrs)  e vive actualmente na Nova Zelândia onde é editora da New Zealand Woman's Weekly. O seu pai vive em Itália, lugar onde a autora vai anualmente visitar e buscar inspiração para os seus livros.

A história é centrada em duas personagens principais, Alice uma jovem de Inglaterra violada nos primeiros tempos de faculdade. E Babetta, uma senhora velhota de Triento - Itália cuja vida é centrada na Vila Rosa junto do seu marido. São duas personagens de sítios diferentes, com idades diferentes (uma no inicio da vida e outra a gozar os últimos anos) e no entanto tão idênticas em espírito e sentimentos.

A primeira parte do livro passa-se em Londres, onde a personagem principal Alice é violada e muda de vida deixando para trás a faculdade e o ex-namorado. Vai viver para casa de uma amiga e começa a trabalhar a servir às mesas num restaurante. Após algumas mudanças vai trabalhar num badalado e recente restaurante. É nesta altura que tem hipótese de ir a Itália e por coincidência para a mesma terra que o dono do restaurante onde actualmente trabalha.



A segunda parte da história passa-se em Triento, Itália mais especificamente na Vila Rosa. Vila Rosa é uma quinta comprada pela mãe da sua amiga de Londres. Em Itália, Alice conhece Babetta e mesmo sem se entenderem linguisticamente, o amor pela cozinha e pelo campo acaba por unir as duas de uma forma muito forte.

Falando um pouco de Babetta, ela nunca saiu de Itália e só conhece o lugar onde habita. Nos últimos anos raramente saía da Vila Rosa e sempre viveu do que a terra lhe dava. É com a chegada das inglesas que ela sente uma nova vontade para viver, cozinhar e até de se relacionar com o marido.

Na última parte da história centra-se na união (após afastamento) da Alice com a amiga e o desfecho da sua história amorosa.

O número de personagens é reduzido. Torna por isso a leitura e o entendimento muito simples.

Não tenho nenhuma citação favorita do livro, nem nenhuma parte que me tenha prendido com especial intensidade.

Eu tenho um grande problema, é que por norma, quando acabei de ler o primeiro terço do livro já sei o final. Neste caso foi mais para o final do segundo terço que decifrei o final - pode ser positivo. Aconselho a lerem este livro, quando não tiverem paciência para fazer mais nada. Uma tarde em que a vontade de estar quieta num sitio é muita! Ah e não convém estar de barriga vazia, pois o tópico gastronómico é bastante abordado no livro. Talvez saberem qual o restaurante italiano mais próximo de casa possa ser uma boa opção.

Já leram este livro?O que é que acharam?

E para a próxima semana o escolhido da vez é: Fumo Azul da conceituada e premiada Nora Roberts.


Beijos

Sem comentários:

Enviar um comentário