quinta-feira, 14 de março de 2013

Orquídea num aquário #DIY

Oi Oi,

Já não colocava aqui um DIY tem algum tempo.

Como está a chegar a Primavera e a Páscoa, decidi fazer (e aproveitando uma ideia da minha mãe e por mim melhorada hahahahaha) um fototutorial para vos mostrar o que inventamos.

A nossa ideia foi aproveitar um aquário em forma de globo para colocar uma orquídea, das plantas que a minha mãe mais gosta.

Todo o material, exceptuando o aquário, foi comprado num horto. Uma dica, é irem ver as orquídeas ao IKEA, descobrimos que estão a metade do preço das que encontramos (mas não sei a nível de qualidade!).

Qual a lista de materiais?
1 aquário em forma de globo
Casca de pinho (compramos 20L porque vai ser usada para outro fim)
Bolinhas prateadas em esferovite
Pedrinhas de decoração laranja
Orquídea em tons de amarelo, laranja e vermelho


Devemos ter a certeza que o aquário está bem limpo e não tem resíduos de nenhum produto referente aos habitantes anteriores :) . As orquídeas são plantas extremamente sensíveis. O primeiro passo é colocar a casca de pinho dentro do aquário um pouco acima de meio. Tiramos a planta do vaso e colocamos dentro do aquário.


Depois de sabermos a altura em que a orquídea deverá ficar no aquário, preenchemos o resto com a casca de pinho. A melhor forma de colocarmos a casca de pinho é desde o centro para fora, de forma a segurarmos logo a orquídea. e não colocar até acima pois ainda vamos colocar as peças decorativas.


Conforme podem ver pela foto, não é propriamente o trabalho mais limpo de fazer, por isso convém estarem dispostas a sujarem as mãosinhas. Colocamos primeiro e nas laterais as bolinhas de esferovite. Devemos colocar poucas de cada vez de forma controlarmos melhor onde elas caem.


Por fim, colocamos mais casca de pinho a tapar o esferovite e em cima de tudo colocamos as pedrinhas laranja a decorar.


Existem algumas coisas que devemos ter em atenção quando temos ou oferecemos orquídeas de interior:

  • Não gostam de estar muito prensadas sobre a terra
  • Não gostam de muita água. Bastam algumas gotinhas de 10 em 10 dias
  • Algumas raízes não deverão estar enterradas
  • Deverão estar num sitio luminoso, mas não apanhar o sol directamente.

Nós gostamos tanto do resultado, que vamos aproveitar um aquário que tenho parado aqui em casa para repetir a dose, mas desta vez com duas camadas de bolinhas de esferovite prateadas devidamente espaçadas.

E que tal? Podemos dar uso a coisas que temos paradas em casa de uma forma gira de decorativa :)

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário