quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Villa #Livro da Vez

Olá Olá,

conforme disse ontem no instagram (@filipagomesmelo), hoje é dia de falar sobre um dos meus livros favoritos - A Villa da Nora Roberts.

Nora Roberts é uma escritora que eu gosto muito. Aliás é uma das autoras que eu tenho mais livros e até ao final do ano a coleção vai aumentar :) A escrita dela é fluída, simples e consegue despertar em nós os sentimentos que as personagens estão a viver. Eu sou daquelas que chora e ri a ler um livro. Eu sei que pareço maluquinha, mas acho que se sentirmos esses sentimentos ao ler é sinal que o livro está bem escrito.

Este livro foi lançado em 2002 e o seu titulo original é The Villa. Este livro foi-me oferecido no Natal de 2011, foi comprado na FNAC, tem 413 páginas e custou 19,03€. Sim, eu sei o preço porque quem me ofereceu o livro não retirou o preço :) Eu já li este livro mais de 6 vezes, é verdade!

Acho que este livro é uma homenagem à força familiar, que hoje em dia está bem dispersa e que cada vez existe menos. Considero também que é um livro que tenta mostrar (propositado ou não?) que a empresa deve ser vista como um todo, e não sectorialmente. Prova disso é um excerto que eu adoro : "Tudo o que vira nas últimas semanas havia confirmado que a Giambelli-MacMillan era um navio firme comandado pela família, conduzido com eficácia e um certo sentimento. Não era frio, mas calculado." (Pág. 95)

Foto do meu instagram @filipagomesmelo (aqui)

Vai ter mortes, assassinatos, acidentes de carro, espionagem industrial, histórias de amor, enfim tudo o que um livro precisa de ter para se poder tornar um sucesso. No entanto, a forma como a Nora Roberts desenlaça a história faz com que tenha um thriller muito subtil no meio do romance que lemos. Tudo se passa à volta de uma empresa, a Giambelli-MacMillan produtora de vinhos.

A empresa / família que durante o seu século de existência nunca sofreu um revés, num ano crucial para a vida dela vai ter vários contratempos, tudo motivado por uma traição. Essa traição vai levar a mortes de pessoas inocentes e claro ao afectar a imagem da empresa, esta vai sofrer vários problemas a nível financeiro.

Ao longo de todo o livro é impossível dissociar a família da empresa, pois a família é a empresa e a empresa é a família. Existe quase um culto da Senhora, pois as 3 grandes figuras centrais são as mulheres Giambelli. São elas a cara (Pilar Giambelli), o cérebro (Sophia Giambelli) e o coração (Tereza Giambelli) da empresa. Quer Pilar quer Sophia ao longo da trama vão sofrer emocionalmente mais do que qualquer personagem, no entanto as duas acabam por encontrar a estabilidade emocional e profissional junto de quem menos esperavam.

É um livro excelente para ser lido nestes tempos de frio, aconchegadas numa manta bem fofinha e com um copo de vinho acompanhar. Ou no meu caso leite com chocolate já que detesto vinho.

Vocês já leram este livro? O que acham da escritora Nora Roberts??

Beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário