sábado, 5 de outubro de 2013

Flor de Sal #Na Cozinha

Olá Olá,

Quem me conhece bem, sabe que eu tenho uma relação muito especial com o sal. Mais propriamente eu não suporto comidas salgadas. E o que é normal para um ser humano comum, para mim é salgado, tenho no entanto, um relacionamento oposto com o jindungo (mas isso é assunto para um outro post).

Em casa da minha mãe toda a vida se utilizou o sal grosso de cozinha normal, daqueles que compramos em embalagens de 1kg e que encontramos em qualquer supermercado para os alimentos cozinhados e o sal refinado para temperar saladas. No entanto desde que vim morar com o marido, nunca compramos desse sal.

Já há alguns anos que ouvi por aí das vantagens da Flor de Sal em comparação com o sal marinho e, decidi que quando fosse dona e senhora da minha casa era isso que ia utilizar. Por norma a minha mãe quando experimenta alguma coisa aqui em casa de diferente acaba sempre por utilizar, mas nunca a consegui fazer mudar :( . A flor de sal é muito mais cara que o sal grosso, para vocês terem uma ideia 1 kg de sal marinho custa 0,39€ e 250gr de flor de sal custa 2,89€ (preços retirados hoje dia 05/10/2013 da loja online do continente). Sim, a diferença de preço é gritante, mas vamos lá ver o porquê destas diferenças.

Imagem retirada do site vanillareview.com
Qual o problema do sal para a nossa saúde?
O principal composto do sal é o sódio, este em excesso no nosso organismo provoca a retenção de líquidos e consecutivamente o aumento da pressão arterial. Também provoca mais umas quantas coisas, mas nada tão perigoso como o atrás descrito. Basta ver que pressão alta, num quadro mais avançado pode dar origem a um AVC.

Porque é que a flor de sal é tão cara?
A flor de sal são os primeiros cristais que se formam na superfície das salinas. Como tem que ser retirado manualmente e, o período de formação é tão especifico que resulta num aumento de preço.

Como devemos utilizar a flor de sal na comida?
A flor de sal pode ser utilizada em qualquer prato desde carne, peixe, massas e saladas. Mas o curioso é que deve ser utilizado (nos pratos cozinhados) após a sua cozedura. Ou seja, cozinhamos e no fim antes de levarmos para a mesa temperamos com a flor de sal, isto vai permitir um sabor mais intenso e mais agradável. Nas saladas nada de utilizar aquele sal refinado fininho, que é tudo menos sal do mar, devemos colocar umas pedras de flor de sal, pois quando comermos não as vamos sentir pois elas desfazem-se. Sabem aquela sensação extremamente desagradável de quando trincamos o sal grosso(?), esqueçam isso com a flor de sal.

Qual a quantidade de sódio nos diferentes tipos de sal?
Após uma pesquisa exaustiva pela internet verifiquei em média os seguintes valores:
Sal refinado (aquele fininho): 1 grama de sal tem 400mg de sódio
Sal grosso: 1 grama de sal tem 400mg de sódio
Flor de sal: 1 grama de flor de sal tem 350mg de sódio

Devemos banir o sódio da nossa alimentação?
Não, o sódio consumido em quantidades moderadas ajuda no equilíbrio hídrico do corpo e na transmissão de impulsos nervosos.

Qual a quantidade de sal que um adulto deve consumir diariamente?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha numa ingestão média diária de 2gr de sódio. Dependendo qual o sal que utilizam terão que ver a porção correspondente.
É preciso não esquecer que comemos muitas vezes alimentos industrializados e esses já contêm uma grande percentagem de sódio que tem que ser contabilizada.

Qual a vantagem no uso da flor de sal comparado com os outros tipos de sal?
A pergunta chave do post... Vamos por partes.
O sal refinado é um sal totalmente industrial, encontrei artigos que afirmam que ele de sal só tem o nome. Embora tenha sensivelmente a mesma quantidade de sódio que o sal marinho, não tem cálcio, magnésio, enxofre e outros 80 e tal componentes do sal marinho e imprescindíveis na nossa alimentação.
O sal grosso ou marinho, é mais natural contem 84 componentes como os já referidos acima e sensivelmente a mesma quantidade de sódio que o sal refinado. Então entre sal refinado ou sal grosso, é preferível o sal grosso.
Mas e a flor de sal?
Tem menos sódio, tem os mesmos componentes, precisamos de menos quantidade para temperar e dá-nos um sabor mais intenso e mais agradável. Penso que não preciso de dizer mais nada :)

Eu sei que este post ficou um pouquinho grande e com muito blá-blá-blá. Muitas vezes queixamo-nos de tensão alta, retenção de líquidos e tomamos medicação, quando basta uma simples alteração na nossa alimentação para o nosso organismo funcionar melhor.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário