terça-feira, 24 de novembro de 2015

Livros, espaços e decisões....


Olá olá


Quem tem bastantes livros sofre com a constante de falta de espaço. Eu enquadro-me nesse grupo: imensos livros (quase quase todos lidos), falta de espaço e espaço mal aproveitado.

Cá em casa existem 2 espaços dedicados aos livros, na sala onde estão os do meu pai e no corredor dos quartos onde estão os meus. Os da sala estão numas estantes todas bonitas do IKEA (as famosas Billy) com umas portas de edição limitada que compramos na altura. A estante sem dúvida é magnífica e tem a vantagem de não entrar pó por ter as portas, mas a verdade é que também não vemos os livros pois as portas tê motivos floridos. Sinto que estão ali enclausurados… No corredor dos quartos estão as minhas estantes, baratíssimas e com as prateleiras curvadas pelo peso que volta e meia são viradas para “descurvar” :) . Não têm portas e embora os livros acumulem pó por isso, a verdade é que adoro aquele corredor. Porque ali não tenho só livros, tenho também items de decoração. Desde porta fotos, às minhas coisas da loja Conto de Fadas, a prendas que recebi de pessoas que foram de viagem, etc…

Mas a verdade é que tenho imenso espaço desaproveitado. A distância entre as prateleiras é enorme, e acabo por não conseguir acomodar tantos livros, quanto gostaria. As Billy, sem dúvida, que seriam uma boa escolha, são estantes fortes, que aguentam bastante peso e com altura das prateleiras minimamente regulável. Mas a verdade é que só para aquele espaço, necessitava de mais de 600,00€ #vouvenderumrim para colocar os meus livros (e estamos a falar das portas mais baratas!!
Enquanto navegava pelo Pinterest (#OMG que perdição), encontrei algumas alternativas a estantes comuns muito interessantes que além de mais baratas, são também muito fáceis de montar e que dão um ar completamente diferente.

Imagens retiradas do Pinterest
 Neste primeiro conjunto de imagens, podemos ver que as prateleiras aproveitam espaços dentro da zona de estar da casa. São não só uma forma espectacular de aproveitamento de espaço, como de decoração integrada na zona. A zona de estar por norma é zona de ver TV e de ler, certo? E é engraçado como a mudança da cor das prateleiras dá logo uma mudança ao ambiente. Com prateleiras brancas a sensação é que as coisas "levitam", mas com prateleiras escuras numa parede branca dá a sensação de riscas multicoloridas, não é?

Além disso, podemos colocar um cadeirão ou uma chaise long, um candeeiro e um tapete bem felpudinho e ficamos com um espaço de leitura e relaxe.

Imagens retiradas do Pinterest
Aqui as imagens são quase todas de aproveitamento de espaços "mortos" da casa, como corredores, escadas e até o próprio vão da escada (imagem inferior esquerda). Traz uma vida completamente diferente à casa quando conciliada com livros e items de decoração o espaço acaba por não ser tão fechado, dado que por vezes espaços mortos tendem a ser sítios com pouca decoração e sem graça nenhuma.

Dado eu possuir aqui em casa estantes com portas e estantes sem portas, resumi de forma rápida as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens das estantes com porta:
      ·         Não entra pó
·         Livros protegidos da humidade
·         Quando temos crianças e animais em casa evita que mexam nas coisas
Desvantagens das estantes com porta:

·         Não vemos os livros
·         Pode tornar pesado o ambiente
·         Preço elevado
Vantagens das prateleiras:
·         Podemos personalizar o comprimento e altura entre as prateleiras
·         Podemos utilizar vários tipos de suportes
·         Podemos pintar / colocar papel de parede e tornar o ambiente ao nosso gosto
·         Preço mais em conta
·         Dá mais personalidade ao ambiente
Desvantagens das prateleiras:
·         Acumulação de pó
·         Sem protecção atrás podem apanhar humidade




Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário