quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A desarrumação pode ter um fim

Olá Olá


Eu sou uma arrumada desarrumada. Ou seja, gosto de tudo extra arrumado, mas às vezes dá-me uma preguiça imensa de arrumar as coisas. Sempre vejo na internet, seja youtube, Pinterest, Facebook e sei lá mais onde aqueles walk-in-closets das americanas todos arrumadinhos sempre tive inveja (mas das boas ok?). Mas sempre achei que aquela arrumação não era para a minha realidade, as camisolas dobradas de modo uniforme, com arrumação por cor, em que abrimos a gaveta e vemos harmonia. Mas como sou teimosa, lá procurei formas de adaptar aquela arrumação à minha realidade.

Descobri que afinal arrumar as gavetas é muito mais simples do que parece à primeira vista e que é algo muito fácil de manter. Mas a cereja no topo do bolo é que desta forma cabe muito mais roupa em cada gaveta :)

A missão do dia era arrumar as minhas camisolas de licra de manga comprida. Cá em Portugal, mais propriamente no Porto faz um frio bastante húmido no inverno. Tem dias de temperaturas baixas e dias de chuva intensa. No outono e no inverno (e um pouco na primavera) gosto de me vestir por camadas e, estas camisolas são cardadas por dentro sendo muito quentinhas. Além disso são super baratas, tipo 5,00€ 2 unidades e duram imenso, podemos lavar milhares de vezes que continuam impecáveis. Tenho desde camisolas de gola alta, meia gola e sem gola e em alguns casos tenho mesmo camisolas iguais. 

Vamos lá descomplicar a arrumação das camisolas :)

Primeiro de tudo devemos estar num sítio confortável, que não nos faça doer as costas e a ouvir boa música ou até a ver TV. Assim o tempo passa muito mais rápido e não nos vai custar tanto arrumar :)


1.º Passo: retirar toda a roupa que vamos arrumar e deixar  gaveta vazia.

2.º Passo: encontrar um livro/objecto que seja do tamanho ideal para o comprimento da gaveta. Ou seja, vamos colocar as camisolas em 4 filas (neste caso) e encontrei um livro que ao ser colocado lado a lado não deixa espaço livre / desaproveitado.


3.º Passo: separar as camisolas por tipo. No meu caso gola alta (a pilha maior), meia gola (aquelas que tenho menos pois não gosto muito) e sem gola (cheguei à conclusão que embora goste bastante não tenho assim tantas).

Nota: devemos fazer a separação daquilo que é lixo, do que não queremos usar mais e podemos doar para alguém e daquilo que vamos manter. Dado que eu já tinha feito essa separação, não precisei de a fazer agora. 

4.º Passo: devemos sempre, ou para mim é mais fácil, se esticar a camisola com a frente para baixo em cima da superfície em que a vamos dobrar.


5.º Passo:  Coloco o livro/objecto na zona da gola, com uma parte para fora tentando sempre centrar o mesmo. É o livro que nos vai dar a largura da camisola

6.º Passo: Dobramos primeiro um lado, em que primeiro pousamos a parte do tronco e por cima a manga, de forma a que o ombro faça um triângulo.

7.º Passo: repetimos o processo para o outro lado, respeitando sempre a largura imposta pelo livro/objecto escolhido.

8.ª Passo: na altura do tronco dobramos ao meio. Retiramos o livro/objecto e dobramos novamente de forma a dividirmos a altura em 4. 

Nota: a relação entre a profundidade das minhas gavetas e a espessura/tamanho das camisolas, dava perfeitamente dobrar a meio e novamente ao meio. Quando as camisolas são de malha mais grossa, ou até as de fato de treino, por vezes eu dobro o comprimento ao meio e depois em 3 partes, acabando por ficar a roupa num pequeno rolo.

Para as camisolas com meia gola ou gola alta eu dobro a gola para a zona das costas, ficando a parte de cima em linha recta. Desta forma facilita a dobragem e uniformiza o tamanho.



9.º Passo: depois de todas as camisolas dobradas, coloco na gaveta com duas organizações. A primeiro é separada por tipo de gola e a segunda é uma tentativa de organizar por cor.

Ah e conforme dá para ver na imagem, o que antes ocupava esta gaveta inteira, agora sobrou uma fila inteira, que já está ocupada com os meus gorros e luvas :)


Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário