sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Eu e os blazers

Olá Olá,


se tem um item de roupa que ando mais viciada do que camisas, são os blazers.

Os blazers dão com tudo desde saia, calção, vestido, calça de ganga, calça social, legging, jegging, camisa, t-shirt.... Enfim a escolha de combinações é infinita.

Se existem coisa que eu gosto são peças versáteis no meu guarda roupa, peças que tanto dão para eu ir trabalhar, como para a minha vida pessoal, peças que num conjunto dão um ar arrumado e quando combinadas com outras dão um ar super descolado e leve. E para mim essa é que é a parte engraçada no blazer, o seu efeito camaleónico. Por exemplo, um blazer de corte recto e mais comprido com umas calças mais largas rasgadas e umas sapatilhas dá-nos imediatamente um ar mais boy. Mas um blazer acinturado com uma camisa e umas calças sociais dá-nos uma ar mais profissional.

Existem supostas regras que nos dizem quais os blazers que devemos usar para o tipo do nosso corpo. Esqueçam as regras e sejam felizes.

Se existe coisa que odeio e adoro na mesma proporção dentro da moda são estas regras absurdas (do meu ponto de vista). Odeio porque acabam por tornar as pessoas "escravas" daquilo que algumas dizem ser regra e adoro porque muitas de nós estão-se lixando para elas. Não devemos ser escravas de moda nenhuma, de tendência nenhuma. Devemos usar aquilo que gostamos e que nos faz sentir bem.

Por exemplo, eu DE-TES-TO padrão leopardo (não digo que jamais utilizarei porque os gostos mudam com a idade) e não tenho nenhuma peça de roupa com essa padronagem,

O meu corpo é tipo ampulheta, ou seja, ombros largos cintura fina (relativamente) e quadril largo. Segundo as regras de alguém para o meu tipo de corpo eu não devo usar casacos sem cintura marcada, abotoamento duplo e folhos na zona do quadril. Por acaso, bate mais ou menos certo com aquilo que eu gosto de usar. Digo mais ou menos, porque eu tenho blazers que gosto que têm 2 botões. Sinto-me muito mais bonita quando me vejo com roupa que marca a minha cinta, mas tenho muitos casacos que não a marcam e que adoro na mesma.

Outra coisa que não gosto, principalmente na estação que nos encontramos, são os blazers de cores vivas tipo laranjas, amarelos, vermelhos, etc. Como estamos no Outono/Inverno, gosto de utilizar peças de cores mais escuras e sóbrias e deixar os apontamentos de cor para os acessórios.

Antes de escrever este post olhei para o meu guarda roupa e verifiquei que tenho um blazer rosa muito claro, um bege, um azul muito escuro e depois tenho pretos e suas variações. Aliás outra coisa que reparei é que tenho muitos fatos completos da altura que trabalhava no banco e que hoje em dia raramente utilizo (mas que tenho pena de dar). E não ando a utilizar os blazers porque não queria que os casacos e as calças ficassem com cores diferentes, das lavagens sabem? Mas estou a ser uma trenga de primeira, pois assim tenho bastante roupa que gosto parada no guarda roupa #dah. Portanto a decisão do dia foi, deixar de ser trenga e utilizar os blazers dos fatos.

Abaixo têm algumas imagens de blazers que gostei. (retiradas do Pinterest.)




Adorei adorei adorei estes blazers todos. Juro. Estes quatro modelos são todos sem botão na frente, aliás três deles não têm mesmo como fechar, só mesmo o azul. Enquanto os dois de cima são os cortes mais tradicionais de blazer, os de baixo já têm algo mais a acrescentar. O preto do lado esquerdo é para mim um completo rocker, para usar naqueles dias em que me sinto mais sapatilha e menos salto (se é que me faço entender) e este azul para aqueles dias que me apetece ser mais senhoreca e utilizar um belo salto (quadrado, cunha ou agulha venham eles). Em cima estão os clássicos, mas aquela terminação do do lado direito em zig zag é um must. Com uma calça de ganga flare ou skinny deve ficar um máximo.



Aqui já são escolhas que embora saiam da minha zona de conforto eu gosto.O branco e preto do lado esquerdo é sem duvida algo muito arrojado para mim, algo demasiado senhoril, mas a verdade é que a pessoa já vai a caminho dos 31 e de vez em quando apetece algo mais distinto :) . Do oposto temos o vermelho, que para mim é arrojado mas no sentido de juvenil/leve, algo para usar num dia mais casual (o meu ponto de vista). Sem dúvida, é de todos o que eu mais teria dificuldade em utilizar, mesmo até em coordenar com os tons de roupa que tenho. Os outros 2 são apostas seguras para mim, o de cima do lado direito, adoro as cotoveleiras num tom mais escuro, então se forem noutro tecido com uma textura totalmente diferente melhor. O de baixo do lado esquerdo é o típico que me daria mais volume no quadril, pois tem aquele efeito dos 2 bolsos em cada lado, mas a cor, o corte e modelagem fazem-me suspirar por ele.

Uma coisa que me acontece sempre que tiro um blazer do meu guarda roupa para usar é encontrar uns quantos lenços de papel em cada bolso. Não é que esteja sujos, porque eu sou daquelas que um lenço é para utilização única. Mas quando me cai uma águita do nariz (que como tenho sinusite me acontece muitas vezes) tenho sempre a mania de utilizar um lenço novo e colocá-lo no bolso. Acabo por nunca ir ao bolso ver se tinha lá algum.


Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário