segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Postcrossing - O que é?

Olá Olá,


desde adolescente que sempre gostei de trocar cartas com desconhecidos, que mais tarde se tornavam conhecidos (pelo menos pelas cartas trocadas).... Sim, é algo assustador hoje em dia, mas à 15 anos atrás não era o fim do mundo que é hoje. Ainda me lembro quando assinava a revista Audácia, vinha lá a secção de correspondência e volta e e meia escolhia uma morada para meu/minha correspondente. Engraçado que recentemente ao mexer em coisas minhas de adolescente dei por lá com algumas cartas trocadas.

Embora não tenha jeito nenhum para escrever e a minha letra também não seja das melhores (aliás todos os dias tenho uma diferente #quemmais ), sentia falta dessa correspondência. Mas também do anonimato, ou seja, queria fazer algo em segurança.

A navegar pela internet, salvo erro numa noticia do Jornal de Noticias, descobri um site onde se trocam nada mais nada menos do que postais, o Postcrossing. O que é isto? Bem, no fundo é um sitio onde trocamos postais a nível mundial. Pode parecer estranho, mas é algo muito bom de se fazer.

É necessário registar, colocar a nossa morada e uma pequena descrição nossa, de preferência tudo o que possa ser em inglês melhor, claro que a morada não dá! Calma que não começamos logo a receber postais, primeiro temos que enviar no máximo 5 postais e os destinatários receberem-nos. Após a recepção dos nossos postais é que a nossa morada é sorteada para alguém.


Ok a foto não é das melhores, mas dá para perceber como é o ambiente central do site
PS: eliminei os dados que são pessoais, como sent, received, sent distance, received distance


Mas a nossa morada fica visível no site? Não, a nossa morada só aparece para quem nos vai enviar postais.

Nós escolhemos para quem mandamos postais? Não, é algo que não controlamos. O site tem um sistema de sorteio automático.

Como é que as pessoas sabem que o postal é nosso? Cada vez que nós sorteamos uma morada, é-nos fornecido um código. Devemos escrever esse código no postal que estamos a enviar, para que a pessoa que o recebe possa dar baixa no próprio site. Ao enviarmos o postal devemos colocar lá uma fotografia.

Que postais devo enviar? Enviamos os que queremos, os que gostamos ou então temos um consideração as preferências de quem o vai receber. Na minha apresentação, eu tenho uma breve descrição do que eu gostaria de receber (postais de locais de interesse o país de quem manda, locais que tenham memoria afectiva, etc...).

O que devo escrever num postal? Nunca nos devemos esquecer de colocar o número do postal (sem duvida é a parte mais importante). Depois é dar asas à imaginação, eu por exemplo tenho em atenção aquilo a que a pessoa indica no seu texto de apresentação, no meu por exempo, eu peço para me dizerem qual o seu livro favorito, que me expliquem o porque daquele postal, etc..

Sei quando vou receber postais? Não e a piada está aí :) Hoje em dia já ninguém envia cartas para ninguém. As nossas caixas de correio são bombardeadas com promoções, publicidades ou então contas... E mesmo as contas muitas já vêm para o nosso email... Imaginem chegarem a casa, depois de um dia de chuva, de trânsito horrível, com um humor que até assustava o Obelix e terem na vossa caixa de correio um postal da Índia, da China, do Japão ou até de Portugal... Muda completamente o humor à pessoa....

Claro que gostos, são gostos.... E eu gosto deste género de coisas, sempre gostei...

Dá trabalho? Sim, dá. É preciso ter postais em casa, é preciso ir ao correio colocar os postais (que os do shoppings estão abertos ao fim de semana #praticidadedefine. Mas é algo que me faz sentir bem.

Só uma pequena reclamação, que até nada tem haver com o Postcrossing mas, será que já não existem postais à venda neste país? É tão difícil encontrar um postal de jeito e bonito.


Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário