domingo, 20 de dezembro de 2015

Pão de alho turbinado #bembom

Olá Olá,


desde que o Lidl lançou o pão quente que paro muitas vezes lá ao final do dia e acabo sempre por trazer a mesma coisa - pão da avó.

Uma coisa que cá em casa gostamos imenso é um pão de alho turbinado, que nada mais é que pão fatiado com azeit,e alho, enchidos e queijo que vai ao forno. É um pão super fácil de fazer, rápido, com coisas que habitualmente temos em casa. E a vantagem é que podemos mudar e adaptar ao que nos apetece e que tenhamos em casa :)

Vamos lá então aprender como fazer um pão de alho turbinado super simples?

Para o pão que fiz desta vez, precisamos:

  • pão (óbvio)
  • alho esmagado
  • azeite
  • queijo
  • chouriço picado finamente
  • mortadela picada finamente
  • especiarias


Primeiro convém prepararmos logo todos os ingredientes que vamos utilizar na receita e colocar o azeite num recipiente junto com o alho. O pão, conforme dá para ver na imagem, deve ser cortado em fatias com 2 dedos de espessura e ao meio no comprimento. Muito importante, não devemos cortar o pão até ao fim pois ele deve ficar unido.

Entre os cortes que fizemos devemos colocar o recheio. Eu gosto de colocar primeiro o chouriço e a mortadela cortados finamente e em seguida colocar a mistura de azeite e alho com um pincel.


Nem sempre tenho em casa queijo ralado, normalmente tenho sempre é fatias de queijo limiano (a-do-ro este queijo), corto em tiras e coloco nas aberturas do pão por cima do recheio e do alho com azeite.

Coloco também algumas especiarias como cebolinho, manjerição ou oregãos e levo ao forno.

Em relação ao forno não à ciência exacta, depende sempre do forno que utilizamos. Por normal coloco a 200 graus por 10 ou 15 minutos ou até o queijo estar bem derretido.


Eu gosto de colocar de vez em quando junto com o azeite e alho um pouco de jindungo ou eu não adora-se comida picante. Claro que depende quem acompanha a refeição, evidente.

A parte melhor deste prato é que pode ser o jantar num daqueles dias que não temos muita vontade de cozinhar acompanhado com uma bela sopa. Ou então ser um lanche tardio domingueiro.


Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário