terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Como poupar tempo de manhã - #dicasdeorganização

Olá Olá,


eu não sei como é que com as outras pessoas, mas eu de manhã procrastino ao máximo. Toca o despertador e coloco mais 5 minutos, toca outra vez e ponho mais 5 minutos. Quando dou por ela já passou meia hora e estou super atrasada. Tendo em conta o trânsito que apanho todos os dias para ir trabalhar, sair 5 ou 10 minutos atrasada de casa, significa que terei que ir pela portagem #quefacada para conseguir chegar a horas.

Eu até posso tomar o pequeno almoço enquanto conduzo, mas existem coisas que não saio de casa sem, como maquilhar, higiene totalmente feita, organizar minimamente o quarto, etc... E tudo isso leva tempo, logo duas das coisas que eu defini como metas para 2016 é procrastinar o mínimo e tentar diminuir o número de vezes que atraso o despertador para somente duas.

Durante muito tempo, eu organizei sempre o que eu ia vestir no dia seguinte na noite anterior, mas com o passar dos anos perdi esse hábito. Quantas vezes acontece de manhã abrirmos o guarda-fatos e por mais que olhemos não nos conseguimos decidir? Comigo isso era quase dia sim, dia sim :)

Então decidi arrumar na noite anterior o máximo de coisas possíveis que eu necessite para me facilitar a manhã seguinte.

Como eu levo almoço para o trabalho, uma das coisas é já deixar tudo pronto e junto no frigorífico:

  • a fruta já descascada (sim, sou fresca e não descasco nada com as mãos fora de casa);
  • a comida já dentro da caixinha que vou levar
  • tudo na mesma prateleira do frigorífico, para não ter que perder tempo
  • Ah, e se por acaso levar mais alguma coisa, tipo iogurtes também já ficam junto do resto.
Assim de manhã é só colocar dentro da lancheira térmica que já tem os talheres, o paninho e o guardanapo que coloquei enquanto punha a mesa para jantar (já que tinha que mexer nas coisas e tinha).


Outra coisa que me poupa imenso tempo de manhã é deixar já a roupa e os acessórios já prontos. Hoje em dia com as milhares de aplicações disponíveis para sabermos o tempo para o dia seguinte, não é difícil acertarmos na roupa. Assim sendo escolho a roupa toda (interior incluída) e penduro na porta da casa de banho do lado do closet que é onde me visto e, penduro num cabide que já está lá para o efeito. Ah e muito importante, se levo cinto nas calças o cinto já fica colocado ;).

Preparo também os acessórios, como relógio, pulseiras, anéis, brincos, echarpes, etc ( o que levar no dia) e deixo numa caixinha na minha mesa de maquilhagem que é onde as coloco e assim as gatas não mexem. Isto porque ao preparar com tempo acabo por utilizar mais as coisas que tenho pois visualizo com calma e não na correria das manhãs. Assim não uso sempre o mesmo relógio todos os dias, ou os mesmo brincos ou até mesmo aquelas echarpes que estão de mais fácil acesso.

Assim quando me levanto já posso fazer as coisas em piloto automático, sem me preocupar muito se as coisas combinam ou não :) e acabo por me stressar muito menos. Porque existe coisa mais chata que começar logo o dia com mau humor? Eu acho que não.


Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário