segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Peru que sabe bem, ou seja, Peru recheado com carne picada e castanhas

Olá Olá,


Aqui em casa no Natal nunca foi costume fazer o Peru natalino. No dia 25 de Dezembro costumamos sempre comer cabrito e borrego. Mas no final de Novembro, no trabalho, uma colega deu-nos uma receita que embora desse um ligeiro trabalho, ela afirmava que o peru ficava mesmo bom.

Quando olhei para a receita, fiquei de pé atrás - admito! Pois eu tinha que começar 3 dias antes a preparação. Eu pensei logo que aquilo não era para mim! Eu não gosto muito de cozinhar (só de comer :) ) e achei que era trabalho a mais. Mas a verdade é que o raio do peru não me saía da cabeça.

No dia 24 de Dezembro, tive que ir ao supermercado e na zona das carnes estavam lá os ditos perus. Olha foi certeiro, trouxe um para casa bem como os ingredientes que faltavam.

Sim, deu algum trabalho fazer esta receita, mas pensei que seria mais trabalhoso. Peru recheado com carne e castanhas, uma receita deliciosa, que não é cara e que dá fartura.

Os ingredientes são:

Para o Peru:
- peru
- bicarbonato de sódio
- limão
- azeite
- louro
- sal
- paprika
- especiarias a gosto
- cebola
- alho

Para o recheio:
- carne picada de porco
- carne picada de bovino
- ovo
- molho inglês
- castanhas
- pão ralado

Eu não coloco quantidades, porque vai tudo de acordo com o tamanho do peru e do gosto da pessoa e dos seus convidados.


Temos que começar 3 dias antes a preparação, ou seja, o nosso peru foi servido no domingo, e na sexta de manhã, começamos com a sua preparação.

Ele tem que ficar 24h de molho no frigorífico em água, sumo de limão e bicarbonato de sódio, ou seja, do terceiro para o segundo dia. No nosso caso foi de sexta-feira para sábado.

No segundo dia temos que temperar o peru. Eu coloquei-o para escorrer enquanto preparava o molho, em cima da rede do forno no lava loiças. Para o molho utilizei: azeite, alho esmagado, loureiro, paprika, sal, jindungo, cebolinho, oregãos e tomilho com limão desidratado. Fiz uma pasta semi liquida e deixei descansar por um bocado para os aromas se envolverem.


Já na assadeira que ia levar ao forno, fiz uma cama com cebola cortada às rodelas grosseiras, coloquei um pouco do preparado, e envolvi o peru muito bem no molho que fiz. Cobri com papel de alumínio e levei novamente para o frigorífico para as ultimas 24h, ou seja de sábado para domingo, dia em que ia ser cozinhado.


Para o recheio a razão de carne picada foi 1/3 de carne de porco e 2/3 de carne de bovino picada. Basicamente misturei todos os ingredientes a olho e a única coisa que da próxima vez vou mudar vai ser colocar menos pão ralado e mais castanha e desta vez picada mais grosseiramente. Pois quando estávamos a comer, senti mais o sabor do pão que o sabor da castanha.

Depois coloca-se o recheio dentro do peru, e fecha-se aquela entrada grande (nós fechamos com palitos de espetadas pois não tínhamos linha e agulha e resultou muito bem) e coloca-se ao forno.

O tempo e a temperatura depende da qualidade do forno. O nosso é um forno fraco e esteve cerca de 4:30h lá dentro a uma temperatura que variava entre os 200 e os 250 graus. Ah importante que esteve sempre com o papel de alumínio a envolvê-lo, exceptuando na ultima meia hora.

De vez em quando íamos rodando o peru dentro da assadeira e molhando-o. Não foi preciso mais nada e o peru ainda largou bastante molho.

Sim deu algum trabalho, mas a carne estava deliciosa e mesmo o peito, que por norma é mais seco, estava bastante húmido.


Beijinho,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário