segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Orgulho e Preconceito #livrodavez

Olá Olá,


hoje no #livrodavez trago um dos meus livros fa-vo-ri-tos ever. O clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Este livro foi publicado pela primeira vez há 203 anos, mas foi escrito uma década mais cedo.

Jane Austen é uma escritora inglesa que viveu entre o final do séc. XVIII e o inicio do séc. XIX, ou seja, entre 1775 e 1817, sendo considerada por muitos uma das melhores.

Orgulho e Preconceito, é a única obra que li da autora mas que me deixou com vontade de mais. É a história clássica de amor, mal-entendidos, diz que disse, etc. Ela conta a história da familia Bennet com as suas 5 filhas e de todo os seus amores e desamores.

Embora tenha sido escrita à mais de 200 anos e, contenha uma linguagem e um diálogo próprios da época, não é uma leitura enfadonha. Aliás, considero mesmo que é uma escrita muito jovial.

Claro que ao lermos esta história não vamos encontrar trocas de sms ou emails, nem vamos ver as personagens a apanhar aviões. E algumas das vezes eu própria tive vontade de pregar duas chapadas aquela gente, mas sejamos honestos, a realidade de então é muito diferente da actual. Aquilo que hoje em dia é absurdo, na altura eram as regras pelas quais a sociedade se regia.

E o titulo descreve bem a obra, pelo orgulho e preconceito dos seres humanos, conseguimos perder muito da nossa vida. E podem ter passado mais de 200 anos, mas a sociedade nesse aspecto continua igual ou pior.

As duas personagens principais, embora antagónicas têm um desenvolvimento muito humano ao longo do livro. Elizabeth com o seu orgulho que não aceita um homem qualquer e Mr. Darcy com o seu preconceito que não aceita uma suposta caça fortunas para sua mulher. O engraçado desta história é que no fim eu fico a achar que o preconceito não é só de Mr. Darcy mas muito de Elizabeth e que o orgulho não é tanto de Elizabeth, mas muito de Mr. Darcy. E aqui se demonstra o poder que o diálogo, que a verdade e que a humildade têm nas relações humanas.



É um livro que aconselho vivamente, para quem acha que os clássicos ingleses são chatos e enfadonhos. E muito importante, para quem não está habituado a ler nas entrelinhas de um livro, este pode ser um bom inicio. Pois a autora passa muitas mensagens, não diria politicas ou feministas na nossa época actual, mas que nos deixa a pensar e a analisar determinadas situações de forma diferente.


Beijinhos
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário