segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Organização Semanal de Limpeza

Olá Olá,

eu não sei como funciona com vocês, mas eu detesto passar horas ao sábado (dia habitual de muitas casas) na limpeza. Limpa o pó, muda a roupa da cama, limpa os vidros, a casa de banho, aspira o chão, passa o chão, etc.... Além disso, por conta da sinusite não posso ter pó acumulado cá em casa, se juntarmos a isso a gata, está o caldo entornado.

Enquanto procurava na internet formas de me organizar na limpeza cá de casa, decidi inscrever-me no grupo de um blog que eu sigo e que adoro - o Vida Organizada. Embora eles estejam anos luz à minha frente a nível de organização, a autora do blog e o pessoal do grupo do facebook dão dicas básicas para nos começarmos a organizar nos vários campos da nossa vida.

Aqui há uns dias, alguém publicou uma ideia de limpeza de uma casa. Em vez de limparmos tudo de uma vez, irmos limpando uma divisão por dia. Ora eu achei o máximo, é uma ideia simples e que funciona realmente. Todos os dias eu sou obrigada a aspirar o chão cá de casa, pois além do pêlo da gata, tenho a areia do wc dela que ela espalha e ainda passo o chão. Se apanhar esse hábito de, quando aspiro o chão tratar de limpar uma divisão da casa, por exemplo, enquanto o jantar cozinha, chegamos ao sábado e temos a casa limpa e arrumada.

Descomplicando, normalmente quando chego a casa (lembrando que muitos dos dias estou sem ninguém cá em casa e o serviço sobra sempre todo para mim), é aspirar e passar o chão e fazer o jantar. A minha nova rotina é colocar o jantar a fazer, limpo uma divisão, aspiro o chão todo e no final da refeição (leia-se arrumar a cozinha) passo o chão da casa.


Claro que temos mais coisas para fazer, como tratar da roupa, ou da loiça, mas quando estamos a falar de uma casa com 3 ou 4 pessoas, com filhos (em que eles podem e DEVEM ajudar) torna-se, a meu ver, mais simples. Quem vive sozinha, claro que sobra sempre tudo para nós, mas assim vamos mantendo sempre em ordem. E acima de tudo criamos a rotina da arrumação diária. Quantas vezes chegamos a casa e dizemos "hoje não que estou cansada, amanhã"??? O que é que acontece amanhã?? enquanto hoje perderíamos 15 min a arrumar as coisas, amanhã perdemos 30min, pois acumula o de hoje com o de amanhã.

Além disso, eu prefiro passar o sábado sem ter que me preocupar com a casa, do que ter que o passar enfiada entre panos, liquidos e aspirador.


E vocês? Como organizam a limpeza de vossa casa??

Beijinhos

1 comentário:

  1. Olá linda, peço que me dês uma forcinha. eu e uma amiga lançámos um blog, é sobre moda cosmética e saúde (principalmente problemas de pele) para pessoas com bolsos modestos, o primeiro post é só uma pequena apresentação que criamos em forma de diário. Peço que veja e que deixes o teu feedback no blog. E se poderes seguir (follow) e divulgar, agradecia

    Beijoss*
    http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    sigo ♥

    ResponderEliminar