sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Real ou digital?

Olá Olá,


com o passar dos anos e com o avanço das tecnologias, criamos novos hábitos, sejam eles de consumo, de lazer ou outros. Mas muitas vezes essas novas tecnologias, positivas por um lado nem sempre conseguem ganhar a generalidade do publico #eamimmuitomenos ou então eliminam sensações inerentes ao acto. 

Uma dessas são os ebooks.

Claro que eu sou extremamente suspeita para falar deste assunto, porque para mim um livro é um livro ponto. Da mesma forma que para muito ser humano, ouvir música com boa acústica é em disco de vinil com colunas de madeira xpto.

O ebook, tem imensas vantagens, mais fácil de transportar, mais leve e pequeno, no mesmo sitio podemos ter sei lá quantos livros. Mas não sei, há algo ali que não me convenceu ainda...

Eu gosto de ler e sentir o peso do livro no meu braço #malucaeujáseiquesou , gosto de sentir o cheiro do papel, de folhear, de sentir a gramagem da folha, sei lá mais... 

Legenda tosca:
Ebook: Estás acabado livro, és uma tecnologia inferior, és grande e o teu formato é desajeitado. Basta um pouco desta chama e tu desapareces para sempre...
Livro: Nada diz e desliga o ebook.... 

Posso comparar com algo talvez mais abrangente. As máquinas de café... O café em cápsula é bom, é pratico, em alguns casos acaba por sair mais barato, não suja tanto... Mas não existe nada como um café acabado de moer e tirado numa bela máquina com a pressão no ponto... Beber café café (não café cápsulas) é uma experiência, não é somente um hábito.

E para mim os livros acabam muito por ser assim. Ler um livro é uma experiência, é algo que nos desperta sentimentos, que nos faz chorar, sonhar, relembrar, viver, conhecer... E para mim o ebook perde esta parte física, esta componente emocional que nos liga aos livros.

E vocês são iguais a mim? Ou sou mesmo maluca? hahahaha


Beijinhos,
FM



Sem comentários:

Enviar um comentário