segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Saga Twilight #Livrodavez

Olá Olá,


Nunca, mas nunquinha pensei que fosse gostar de livros sobre vampiros. ou do fantástico. Pare se ter uma ideia eu nunca li o Harry Poter nem tão pouco sei a concreta história dos livros!!! Nunca me imaginaria fã depois dos 30 da Saga Twilight da Stephenie Meyer.

E imagine-se só que foi o filme que me fez querer ler o livro, isto no ano em que fazia 10 anos da sua primeira edição. Estamos a falar de à cerca de 2/3 meses atrás #tãosóesomente . Para se ter uma ideia eu não sabia de todo a história da saga Twilight, só sabia que metia vampiros mas não sabia detalhe absolutamente nenhum #ohmulherdascavernas

Vamos lá então explicar. uma bela sexta-feira à noite, estava em casa sozinha e sem vontade para nada. Eis que ligo a TV e num canal por cabo qualquer está a dar um filmesito sobre dois adolescentes em que um deles é vampiro. Eu de-tes-to e tenho mui-to medo #admito dessas histórias de vampiros, fantasmas e mortos vivos, mas o raio do filme cativou-me. Estamos a falar nada mais nada menos que do filme "Crepúsculo". Pesquisei na internet e verifiquei que a história tinha mais 4 (oi?) filmes "Lua Nova", "Eclipse", "Amanhecer parte 1" e "Amanhecer parte 2 O final". Oh pah e fiquei tão viciada que nesse fim de semana aluguei os restantes vídeos no videoclube e devorei a série toda.

Mas como a minha verdadeira paixão são mesmo os livros, eu lá procurei na internet e verifiquei que já foram lançadas imensas colecções dos livros da saga Twilight. Na minha amada Bibliofeira lá encontrei uma simpática vendedora que estava a vender os 4 livros da edição de capa branca por uns belíssimos 15,00 €, era pegar ou largar e a pessoa aqui pegou logo. A saga em livros tem os dois filmes "Amanhecer" no mesmo livro.

Que dias de sofrimento até aos livros chegarem. A sério! Quando finalmente chegaram, e entenda-se que só demorou para aí 3 ou 4 dias - contactar, pagar, enviar e receber - até foi pouquíssimo tempo. E acredite-se ou não mas eu até jantava mais rápido só para ler :)

Devorei os livros em tempo recorde, ah e quando acabei de ler torei a reler. A sério, fiquei mesmo aficionada nisto. E fiquei toda satisfeita porque iam lançar dentro de umas semanas o livro comemorativo da 10.ª edição.

Panorama geral: Bella (desastrada por natureza) muda-se para Forks, o sitio mais chuvoso e nublado do estado de Washington onde conhece o Edward (oi eu sou vampiro, prazer em conhecer.) e tudo se desenrola a partir daí.

A saga original conta com 4 livros, mas posteriormente foram lançados complementos em que o meu olho anda no "The Official Illustrated Guide" em que traça os perfis das personagens, informações da série, árvores genealógicas, etc.


Livro Crepúsculo

É o primeiro livro da saga. Conta a mudança da Bella Swan para Forks, a sua relação com os pais, com ela própria e com o mundo em geral. Aqui ela conhece Edward Cullen e a sua família de vampiros e que fica a conhecer o seu modo de vida, tão diferente dos contos de histórias. O que eu acho interessante na história é que a autora (vamos esquecer por momentos a história dos vampiros, ok?) mostra de uma forma muito subtil as relações humanas e os seus meandros. Bella tem a sua família dividida, os pais separaram-se quando ela era bebé e a mãe é que a criou, como naturalmente ela passava as férias com o pai e não se sente em casa nem num lado nem no outro. Os Cullen pelo contrário não têm laços de sangue entre eles, têm só o laço afectivo e no entanto são uma verdadeira família. É interessante esta simples, mas porém tão verdade familiar onde muitas vezes a nossa família do coração tem muito mais valor para nós que a família de sangue (digo já que não tenho problema nenhum com isto).

Enfim, divagações à parte, acontecem as típicas coisas do vampiro salvar a donzela em apuros, dos ciumes, das complicações. Mas a forma como a autora constrói e descontrói as personagens é brutal. Ao inicio pode-se pensar que Bella é uma menina fraca, assustada e desenquadrada e no desenrolar da história apercebemo-nos que ela é tudo menos isto, simplesmente nunca se sentiu confiante o suficiente para se expor ao mundo. Pensamos que Edward é um vampiro seguro de si, satisfeito com a sua vida eterna e que nada teme e afinal as coisas não são bem assim.

Considero que este primeiro livro está dividido em 2 partes, a primeira é Bella e Edward enquanto colegas de escola, inicio de namoro e a integração dela na família Cullen. A segunda é quando ela ganha consciência daquilo que os vampiros são capazes de fazer e de como a vida dela é afectada por uma banalidade. Isso vai dar o mote para a vingança que ocorre no segundo livro.

Livro Lua Nova

Este segundo livro da saga começa de maneira muito intensa, nas primeiras páginas começa tudo muito bem, mas entretanto dá uma reviravolta que só os mais fortes aguentaram. E é aqui que a autora faz um excelente trabalho e sentimos que não estamos a ler uma novela mexicana, pois nessas novelas o mau é sempre o mau e a indefesa cai tantas vezes na esparrela que já estamos fartos de tanta sonsice, mas em Twilight não. A montanha russa de reviravoltas que os livros dão são sempre por motivos diferentes, pessoas diferentes e se pensarmos bem, faz sentido e acontece na ordem certa.

Neste livro também ela fica a saber que o Jacob também é um ser humano especial, e que a sua tribo é inimiga dos vampiros porém têm um acordo com a família Cullen. Acordo esse que é posto à prova muitas vezes e que quer um lado quer o outro se esforça por o honrar. É engraçado ver que neste caso os opostos não se atraem, ou seja, Bella e Jacob embora tenham atracção física (se assim quisermos chamar) são mais como irmãos adoptados. Eles são o oposto um do outro, quer em personalidade, em fé em maneira de ser e de estar. Bella e Edward são muito idênticos, com a diferença que um tem sangue nas veias e o outro bebe esse sangue. Aliás a própria Bella admite que a certa altura que ela nasceu já vampira.

Livro Eclipse

Aqui termina a história de onde os inimigos afectam de forma desigual a família Cullen. E acho que foi isso que me atraiu nesta saga, a forma e a ordem do desenrolar das acções. Quer a Bella quer o Edward, em vários momentos nunca desistiram daquilo a que são fieis, ou seja, embora se amem e se completem nunca esqueceram o individual. A autora conseguiu, do meu ponto de vista, explicar de forma clara a alma das personagens e os princípios pelos quais se regem e que não são tão diferentes um do outro. Conseguimos sentir a a ligação emocional que une não só a Bella e o Edward como deles com os restantes membros da família Cullen. E mais conseguimos perceber também (e uma coisa que eu concordo a mil porcento) que a família emocional tem laços muito mais fortes que a família de sangue, senão vejamos os Quileutes com os Cullen. Famílias rivais, de mundos rivais, mas que por um bem maior se unem, lutam lado a lado e se ajudam mutuamente por algo que ambos acreditam.

Livro Amanhecer

Neste livro acontece aquilo que para mim é o impensável, e acho que por ser um livro tão intenso é que existem 2 filmes igualmente intensos. Este livro está dividido em duas partes, Bella humana e Bella vampira. O final da vida de Bella enquanto humana, no meu ponto de vista é épico, é algo que a autora conseguiu transcender tudo e todos aqueles que leram os primeiros 3 livros ou que viram os filmes. O inicio de vida a 2 da nova família Cullen é qualquer coisa de intenso, não só pela forma como a lua de mel termina mas como até ao fim ambas as personagens se mantêm fieis ao que acreditam ao que sentem um pelo outro. Acredito que o amor deveria ser assim, ou pelo menos é assim que eu o imagino. A vida de Bella enquanto humana termina de forma difícil e assustadora não só para ela como para quem está com ela.

O inicio da vida de Bella enquanto vampira é algo romântico, aliás enquanto escrevo estas palavras, recordo com precisão a música, a luminosidade e do sentimento do inicio do 5.º filme da saga (ok que aqui é o review dos livros!). Nesta ultima e derradeira parte da saga, o tempo é o factor preponderante, embora enquanto vampiros eles tenham a eternidade toda, a verdade é que eles sentem o tempo a escapar por entre os dedos com a chegada de Renesmee. Ela é o derradeiro factor de união entre todos, desde vampiros a Quileutes. Esta parte final está completamente cheia de altos e baixos mas eu consegui "adivinhar" o final mais ou menos desde a altura em que a comunidade de vampiros se reúne. Mas não deixou de ter as suas surpresas, pois a determinada altura eu cheguei mesmo a questionar se teria acertado.



Livro Life and Dead - Twilight Reimagined

Esta é a edição comemorativa dos 10 anos desde o primeiro livro. De um lado tem o primeiro livro de Twilight (ou pelo menos grande parte dele) e do outro lado tem a versão Life and Dead.

Comprei a edição em inglês, pois já que ia comprar uma espécie de livro repetido (a primeira parte) pelo menos era noutra lingua e do lado inverso tem a tal nova história.

Esta nova história nada mais é que a história contada com as personagens trocadas, ou seja, o vampiro é a miúda e o novo habitante de Forks é o miúdo. E o final é o esperado quando lemos o primeiro livro e ele não acontece.

Mas sendo sincera eu fiquei bastante desiludida com esta edição, parece que a autora com falta de ideias escreveu às três pancadas o livro só para dizer que tinha escrito. Não se sente aquele esforço, aquela aura de uma grande escritora. O que me deixa bastante triste, pois quem como eu esperava um grande livro, uma grande reviravolta, uma grande prenda por estes 10 anos (que no meu caso são 10 semanas :) ) mas que no final recebeu restos.

Resumindo a saga, adorei (exceptuando a edição comemorativa) acho que está muito bem escrita, sem dúvida é para um público mais jovem mas que não deixa de ser interessante para os trintões (cof cof). A autora consegue balancear muito bem a interligação quer das duas personagens principais quer com o mundo que as rodeia. Sem sombra para dúvida que desmistifica toda a temática de vampiros, aliás penso que humaniza mesmo os vampiros e o Quileutes. E aquilo que me atrai é a forma que as personagens se amam, pois o amor delas é platónico, térreo, emocional, físico, espiritual, da forma como do meu ponto de vista os grandes amores devem ser.


Beijinho,
FM

1 comentário:

  1. Eu li alguns dos livros dessa saga, são livros que puxam para ler na minha opinião. Gostei:)


    xoxo, Sofia Pinto
    Last Post ♥

    ResponderEliminar