quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Bookshelf tour - As minhas estantes #aminhariqueza

Olá Olá,


se existe coisa que me deixa com dor de cabeça é a organização dos meus livros. Pode parecer algo superficial ou até banal, mas para quem tem alguns como eu, necessita de ter tudo organizado para não comprar repetidos e até mesmo para não se perder quando quer encontrar algum especifico.

Além disso como o espaço não abunda tenho que o optimizar e rentabilizar o melhor possível, sabendo que nesta casa habitam 3 seres com duas pernas, 3 seres com quatro pernas e ainda alguns de meio aquático :)

Já experimentei muitas formas de organização até encontrar aquela que melhor funciona para mim, sabendo que cada pessoa tem géneros literários diferentes, gostos diferentes e factores de organização diferentes.


Embora tenha muito espaço entre as prateleiras e devido à sua altura desaproveitado, a verdade é que tenho aqui entre 3 a 4 centenas de livros, não são muitos mas tenho orgulho dos que tenho. Destes todos devo ter uns 10 ou 12 que ainda não li, ou porque são recentes, ou porque ainda não são o meu género literário e adquiri por uma questão de preço.

Como podem ver pelas imagens acima, tenho livros na vertical, outros na horizontal e ainda algumas coisas de decoração que acabam por dar o ar da sua graça.


Eu não sou nenhuma pró em fotografia e além de tirar pelo telemóvel, as minhas montagens também deixam muito a desejar, mas penso que dá para ter uma ideia.

No topo das estantes:
Tenho três conjuntos de livros, do lado esquerdo tenho as minhas enciclopédias do Reader's Digest todas elas compradas na feira da vandoma no Porto, as que eram do meu pai estão nas estantes dele na sala. No meio entre os meus patinhos tenho 2 livros de uma colecção especial da Barnes and Noble que comprei o ano passado na Black Friday e ainda o meu amado Principezinho em formato Pop Up. Do lado direito tenho livros de saúde, moda e maquilhagem.

Na estante do lado esquerdo:
Onde tenho mais variações, começa no topo com culinária e viagens, a seguir livros de criança e juvenis (sim eram os meus e mais alguns que fui adquirindo), depois vêm os de marketing minha formação base. Na prateleira logo abaixo tenho os de gestão (minha segunda formação), contabilidade (o marido aqui tem um pequeno dedo dele - 2 ou 3 livros) e finanças. Por fim na ultima prateleira estão os livros de aprendizagem de línguas estrangeiras, bem como os dicionários. Nos livros técnicos, admito que não tenho ordem especifica de organização, a única coisa que tenho mesmo é separados por categorias. Mas isto vai ser até ao dia em que me der uma comichão de organização.

Nas restantes duas estantes:
Aqui começa a parte geral, por assim dizer, o meu único cuidado nestas separações foi mesmo o tipo de livro. Na prateleira de cima, tenho as colecções e os de cultura geral e história. Na segunda prateleira tenho do lado esquerdo biografias e entrevistas enquanto do lado direito tenho os indefinidos e os autores portugueses que demos na escola secundária. A partir da terceira prateleira até ao final da terceira estante vêm todos os outros livros por ordem alfabética do apelido do escritor, por exemplo, o José Rodrigues dos Santos vem no S e não no J. Alguns escritores, dado serem aqueles que eu tenho mais livros, compensa mais a nível de espaço estarem deitados, pois assim, rentabilizo mais. Além disso é possível também ver que em algumas prateleiras elas não estão completas, pois eu tenho aversão a dividir os livros do mesmo autor por prateleiras diferentes. Mas não faço separação por mais nada, pois para mim funciona muito bem assim.

Livros em Inglês:
Os livros que tenho em inglês, neste momento estão todos juntos na prateleira de baixo do lado direito. Aqui não separei se são juvenis ou de adulto, nem tenho ordem pois são muito poucos, estão mesmo divididos por tamanho de livros.

Já vi pela internet organizar os livros por cores ou até pelo tamanho - mas não consigo. Aliás faz-me uma comichão tremenda imaginar como é que as pessoas encontram as suas coisas no meio daquela (para mim) confusão.

Ah e aprendi uma coisa muito importante com o meu querido pai:
"Livros, mulheres, carros e dinheiro não se emprestam"


Beijinhos,
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário