domingo, 6 de dezembro de 2015

No teu olhar #Livrodavez

Olá Olá,


eu sou das pessoas mais fáceis de dar prendas à face da terra - livros e quem não quer correr o risco de me dar repetidos é igualmente fácil, dá-me alguns dos lançamentos :)

Como fiz anos recentemente e dei uma festita de anos para a famelga, ganhei umas prendinhas, entre elas o livro No teu Olhar de Nicholas Sparks (ou See me na versão inglesa). Como devem imaginar delirei quando abri o presente, não só porque não tinha o livro, como a-do-ro o Nicholas Sparks, como é mesmo o autor que mais livros tenho (15 acho eu).

O livro é super fácil de ler, tem 512 páginas e eu devorei aquilo em 5 horas (e estava com uma gripe dos diabos, portanto...).

Eu gosto dos livros do Nicholas Sparks, porque as histórias que ele conta nunca são de acerto fácil no final, ou seja, existem autores que basta lermos 20% do livro que já sabemos como vai acabar. O Nicholas Sparks é um escritor imprevisível. Aquilo dá sempre uma reviravolta e mesmo para mim que já estou familiarizada com a escrita dele e até tenho uma imaginação minimamente fértil raramente acerto nos finais do livro dele.

No teu olhar conta a história de Maria Sanchez advodaga filha de emigrantes Mexicanos e de Colin Hancock filho de pais snobes e ricos com um histórico de violência maior que o monte Evereste, mas que tenta se reerguer e levar uma vida honesta. Basicamente eles são o oposto um do outro, tanto que ela está habituada a prender tipos como ele e por incrível que pareça eles não se conhecem neste ambiente mas num ambiente completamente diferente, neutro se assim podemos chamar. Quando li a sinopse do livro imaginei logo, "a Maria foi a advogada de umas das partes e apaixonou-se" mas logo a seguir corrigi "poupa-me Filipa, quem escreveu foi o Nicholas não um escritor de meia tijela" e dito e feito :)



A história está bem contada, claro que existiram algumas partes que eu fiquei meia interrogativa, como por exemplo a rapidez com que ele conhece os pais dela, mas a verdade é que é aquilo que nos é passado nos filmes sobre as famílias mexicanas e a forma como eles vivem. Por mais americana que Maria seja, a envolvente dela é o amor e a família mexicana o que a acaba por influenciar imenso.

Outra coisa que também sentimos imenso no livro, é a instabilidade do Colin e a sua luta pela estabilidade emocional. Somente Colin, Lily e Evan é que têm consciência daquilo que Colin é capaz de fazer quando não está no seu estado normal e são eles o seu pilar para a estabilidade. Aliás Colin nunca pensou ser uma pessoa que merece-se o amor, por toda a destruição que causou em tantas vidas ao longo da sua. Ele aprendeu que a franqueza, honestidade e a verdade eram os melhores valores que ele podia ter na sua vida e, que embora pudessem chocar o mundo eram eles que não deixavam que o rastilho da sua bomba se acendesse.

O mais engraçado é que o problemático da história não é o Colin, aliás no final chego à conclusão que o único racional e não emocional acaba mesmo por ser ele. E por isso é que gosto da escrita do Nicholas, porque onde no inicio do livro as coisas pareciam quem iam acontecer de determinada forma, ele consegue de forma brilhante dar a volta ao normal e mais uma vez criar um belo entretenimento.

Vamos ver se este vira filme :)

Beijinhos
FM


Sem comentários:

Enviar um comentário